Talvez você ainda não saiba mas colocar UTM no google ads não funciona do mesmo jeito que é feito no Facebook ads e em outras mídias. No google ads as UTMs funcionam de maneira bem diferente. Nesse post você vai aprender como colocar UTM no google ads da maneira correta, após esse post você nunca mais vai fazer da forma errada. Fica comigo e confere esse post até o final e nunca mais você vai errar novamente.
Como Colocar UTM no Google Ads: O que é Por que usá-las?
O que é UTM?
Se você trabalha com marketing digital, análise da dados ou anúncios online, muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em “UTM” e em algum momento se perguntou o que é. UTM é um conjunto de parâmetros que você adiciona ao final de uma URL para rastrear a origem, mídia, campanha e outros detalhes sobre o tráfego que chega ao seu site. Por exemplo, uma URL com UTMs pode parecer assim: https://www.seusite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=campanha-exemplo
.
Por que usar UTMs?
Com a utilização de UTMs você consegue ter um rastrei preciso, é possível identificar quais campanhas, anúncios e palavras-chaves estão gerando tráfego e conversões no seu site.
Outro ponto importante a destacar, é que com UTMs você consegue fazer otimizações mais precisas nas suas campanhas de tráfego pago e também obter relatórios mais detalhados no Google Anlytics segmentados por campanha.
Como colocar UTM no Google Ads: Passo a passo
Como colocar utm do google ads é um processo muito simples, siga o passo a passo abaixo
Passo 1: Acesse sua Conta do Google Ads
Acesse sua conta do google ads
Passo 2: Acesse as configurações da sua conta
Para poder inserir UTMs nos seua anúncios no Google Ads você precisa configurar o acampanhanto dentro das configurações da conta.
Como colocar utm no google ads basta fazer esse processo siga o passo a passo abaixo:
- Dentro do Google Ads clique no menu lateral para acessar todas as campanhas e depois clique em “configuração da conta“
- Dentro das configurações da conta clique em “Acompanhamento” e dentro do campo “Modelo de acompanhamento” insira o parâmentro que disponibilizei no final desse artigo no campo de comentários, e “salve“.
Como Colocar UTm no Google Ads: Configurando nos anúncios.
Agora que você já fez a configuração na conta já podemos avançar e inserir as utms da maneira correta. chegou a hora de inserir as UTMs nos seus anúncios no Google Ads.
Como Inserir UTM nos anúncios do Google Ads
Dentro da criação dos seus anúncios role a página até o final de procure pelo campo chamado “Opções de URL do anúncio” e preencha as informações conforme imagem abaixo, clique no botão de “+” para inserir um campo. Os campos são: origem, midia, conteudo, termo e campanha. Isso mesmo escreva todos em português ou no seu idioma nativo.
Clique em testar e valide se as informações corretas. Se estiverem corretas vai aparece um sinal verde conforme imagem abaixo, caso contrário reveja o processo e volte para validar novamente:
Clique em salvar anúncio. Pronto, seus anúncios agora tem UTMs e você já pode publicar seus anúncios e acompanhar no Google Analytics.
Conclusão
Como Colocar UTM no Google Ads é um passo crucial para o rastreamento preciso e a otimização das suas estratégias de marketing. Com UTMs, você pode obter insights detalhados sobre o desempenho das suas campanhas e fazer ajustes informados para melhorar os resultados. Siga este guia passo a passo para configurar suas UTMs e maximizar a eficácia das suas campanhas de Google Ads.
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5 respostas
Segue o parâmentro para inserir no campo de acompanhamento nas configurações da conta do seu google ads:
{lpurl}?utm_source={_origem}&utm_medium={_midia}&utm_campaign={_campanha}&utm_content={_conteudo}&utm_term={_termo}
Se for usar o modelo de utm em apenas uma das campanhas, coloco esse código “{lpurl}?utm_source={_origem}&utm_medium={_midia}&utm_campaign={_campanha}&utm_content={_conteudo}&utm_term={_termo}” diretamente na campanha? E depois configuro os parametros na campanha? Ou devo colocar na configuarção da conta mesmo assim?
O primeiro passo é você configurar o acompanhamento na configuração da conta conforme no artigo e depois na criação do anúncio você configura o campo “acompanhamento de URL do anúncio”. No anúncio você não precisa inserir esse código novamente, apenas preencher os campos conforme apresentando nas imagens que apresento no passo a passo.
fica mais ou menos assim:
{_origem} = google
{_midia} = cpc
{_campanha} = vendas
Olá, tudo bem?
Como funciona o tagueamento no caso das campanhas Pmax?
Leticia, para campanhas PMAX no Google Analytics ele por padrão agrupa tudo em um canal chamado “Cross-network”, basta abrir o relatório de aquisição de tráfego dentro do GA4 e as conversões com origem de PMAX estarão agrupadas lá dentro.
Até o momento você só consegue configurar o acompanhamento de URL em PMXA nos sitelinks.