Atualização Google Analytics 4 (Modelos de Atribuição)

Compartilhe

No úlimo dia 10 de junho de 2024 o Google anuncia que ocorrerá algumas atualizações no seu modelo de atribuição. E o que isso quer dizer? Fica nesse post que vou te explicar detalhadamento.

Atualizações nos modelos de atribuição no GA4

O que é modelo de atribuição no GA4

De acordo com a central de ajuda do Google Analytics 4, modelo de atribuição pode ser definido como uma regra que o Google Analytics 4 utiliza para distribuir como o crédito é atribuído a pontos de contato nos caminhos de conversão, ou seja, se os usuários interagiram com seus anúncios no Google, no Instagram e no Tik Tok, o Google Analytics 4 vai destribuir o crédito a cada ponto de contato e dizer no final quem mais influenciou na conversão, em resumo é isso.

O que muda?

Até o final de junho de 2024 o Google atulizará os modelos de atribuição do GA4 para melhorar a precisão do crédito da conversão para campanhas de paid search (pesquisa paga).

Atualização Google Analytics 4 ou Correção de um Erro?

No modelo atual, as conversões que deveriam ser atribuídas à pesquisa paga as vezes são atribuídas, de maneira errada, à pesquisa orgânica. Então seria uma atualização ou a correção de um erro?

Ajustes na Atribuição

Ainda segundo o Google, eles estão fazendo esse “ajuste” para garantir que as informações da campanha sejam capturadas com precisão no primeiro evento de cada página (gclid). Isso será muito útil, principalmente se o usuário sair do seu site e retornar por outro canal diferente como: facebook, tik tok e etc…, a atribuição será atualizada de acordo.

Aumento no Número de Conversões

Essa correção pode aumentar o número de conversões nas suas campanhas da rede de pesquisa, impactando diretamente no potecial dos gastos das suas campanhas de pesquisa paga. É importante antes da atualização revisar seus orçamentos de campanha.

Conclusão

Atualização ou correção? Uma pergunta que pode gerar boas discursões principalmente entre profissioanis de SEO e profissionais de mídia paga.

Confira nossos artigos sobre Google Analytics 4.

Solicite uma proposta para configurar todas as tags no seu site via Google Tag Manager com API de Conversão

Quer uma Implementação Completa?

Picture of Élcio Souza

Élcio Souza

Élcio tem formação em marketing digital, é especialista certificado Google, Google Partner, mentorado pelas maiores referência em GA4 e GTM no Brasil e atualmente é Gestor de Tráfego atuando também com Traqueamento e API de conversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber avisos sobre novos conteúdos