Mais uma novidade no Google Analytics 4! O GA4 introduziu 5 novos eventos recomendados para geração de leads. Fica nesse artigo que vou detalhar tudo.
Eventos recomendados do GA4
Se você utiliza o GA4 sabe que o Google recomenda a utilização desse eventos para informar ações que acorreram no seu site, ecommerce, app ou jogos. Confira todos os eventos logo abaixo.
Evento de generate_lead
O evento de generate_lead é um desses eventos recomendados pelo Google Analytics 4 e deve ser utilizado quando alguém envia um formulário dentro de seu site, por exemplo.
Talvez o que você ainda não saiba é que o Google Analytics 4 acaba de introduzir mais 5 eventos recomendados para geração de leads.
5 novos eventos recomendados para leads no GA4
O Google Analytics 4 (GA4) introduziu 5 novos eventos recomendados para geração de leads para complementar o evento existente de generate_lead. São eles:
Evento | Adicionar quando um usuário… |
qualify_lead | é marcado como atendendo aos critérios para se tornar um lead qualificado |
disqualify_lead | é marcado como desqualificado para se tornar um líder por um dos vários motivos |
working_lead | entra em contato ou é contatado por um representante |
close_convert_lead | tornou-se um lead convertido (um cliente) |
close_unconvert_lead | está marcado como não se tornando um lead convertido por um de vários motivos |
O Google Analytics recomenda esses eventos quando você deseja medir todo funil de geração de leads, seja ele online ou offline. Esses eventos são úteis para:
- Vendas entre empresas;
- Vendas de automóveis;
- Vendas de seguros;
- Outros vendas e serviços que ocorrem no offline;
Quando usar
Utilize esses eventos se so eu negócio ou negócio do seu cliente fecha vendas ou serviços no offline. Esses eventos são recomendados princpalmente se você utiliza integrações com CRM e o envio pode ser feito por um servidor através da integração nativa.
Conclusão
Com essa adição o google expande de 1 para 6 eventos nativos para geração de leads. Um baita benefício para qualificar a conversão de leads, potencializar a análise e melhorar o resultado das suas campanhas de marketing online. Confira os eventos na central de ajuda do Google.
Confira como instalar o GA4 no Google Tag Manager em nosso blog do tag manager.